Search
Close this search box.

imprensa

Quer ficar por dentro das ações da Aguia?

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos e produtos.

Águia participa da elaboração do Plano de Mineração do RS

A Águia Fertilizantes, a partir do gerente de Geologia, Alfredo Rosseto Nunes; e do consultor da empresa, Diogo Boeira, participou na terça-feira (8) da reunião do Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (COMERGS), criado a partir do Decreto 52.582 em 1º de outubro de 2015, e composto por sete secretarias de Estado.
O objetivo do COMERGS é conhecer e informar o potencial mineral do Estado, estabelecendo diretrizes políticas do setor, fortalecendo e incentivando as atividades minerais e propiciando um desenvolvimento sustentável regional.
Conforme o gerente da Águia Fertilizantes, Alfredo Nunes, o trabalho de mapeamento de potenciais minerais no Rio Grande do Sul realizado pelo Estado é fundamental. “O trabalho que vem sendo realizado é de grande importância já que além de planejar como a economia gaúcha pode crescer na esteira do setor mineral, irá mapear gargalos internos para agilizar processos incentivando a instalação de empresas na região. O governo mostra sinergia em suas esferas de atuação e valoriza as empresas instaladas, fazendo com que discutam e trabalhem junto para o desenvolvimento do Estado”, destaca.
O diretor de Inovação e Fontes Alternativas da Secretaria de Minas e Energia do Governo do Estado, Carlos Augusto Almeida, destaca que o objetivo é mostrar os recursos que o Estado possui. “Precisamos ser um órgão facilitador para o empreendedor, e o objetivo de cada reunião que realizamos é trabalhar de maneira colaborativa e transparente com todos seus membros e coordenadores”, disse.
Um dos órgãos presentes na reunião e fundamentais para a instalação de novos empreendimentos foi a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), visto que seu papel será participar da elaboração do plano, criar mecanismos de controle responsáveis e ágeis para os licenciamentos.
As secretarias que compõem o grupo são as de Minas e Energia, Geral do Governo; Obras, Saneamento e Habitação; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; e Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional.

Os subcomitês e coordenadores do COMERGS são formados a partir de empresas privadas conforme segue abaixo:
Insumos Agrícolas: Águia Fertilizantes
Agregados para a construção civil: SINDIBRITAS
Minerais Metálicos: Votorantim
Recursos Energéticos: SME
Águas Minerais: SME
Indústria Cerâmica: SINDICER
Pedras Preciosas: SINDIPEDRAS
Rochas Ornamentais: Terra Roxa

Conheça o cronograma de trabalho estipulado pelo Governo do Estado e coordenadores do COMERGS:
Outubro de 2017 – Previsão de conclusão de todos os textos do Plano Estadual de Mineração
Novembro de 2017 – Previsão de conclusão de todos os mapas do Plano Estadual de Mineração
Dezembro de 2017 – Previsão de revisão editorial e finalização
Janeiro de 2018 – Previsão de conclusão do Plano Estadual de Mineração
Março de 2018 – Previsão de Lançamento do Plano Estadual de Mineração

Fonte: Assessoria de Comunicação Projeto Fosfato Três Estradas
Jornalista Daiane Roldão da Silva

 

Leia Também