Ouvir sonhos de uma comunidade e seus anseios em relação ao futuro diante da chegada de um grande empreendimento de mineração. Sobre isso, o game designer e sócio da Nano BizTools Calos Idiart falou, no último sábado, ao público de Lavras do Sul.
Com cerca de 40 participantes – entre estudantes, professores, geólogos e comerciantes – a oficina ocorreu no salão principal do Clube Comercial e se estendeu durante quase todo o dia. Contou com uma dinâmica interativa, onde os participantes foram convidados a desenhar coletivamente os projetos nos quais gostariam de se envolver e instrumentalizados para tirar as ideias do papel.
Idiart conduziu metodologias de design thinking* e inovação, entre elas, o uso do Canvas para estruturar um modelo de negócio. Ao final, houve um pitch** onde um representante de cada equipe teve de submeter à proposta ao grande grupo. Em comum no discurso da maioria, estiveram presentes os propósitos de ampliar a gama de oportunidades aos moradores de Lavras do Sul, manter os jovens na região e melhorar a qualidade de vida na cidade.
Entre os pontos altos do evento, os destaques foram para o engajamento do público, que marcou presença até as 17h em um sábado gelado de 10ºC e para o ambiente descontraído que deixou todo mundo a vontade para expor suas ideias e aspirações.
Para a estudante Amábile Almeida Alves, valeu a pena ter participado. Ela gostou da prática em grupos e sobre como aplicar os conhecimentos na rotina de cada um. Patrícia Camargo gostou da integração entre os membros da comunidade e da geração de novas perspectivas para o futuro “Apesar de morarmos em uma cidade pequena, nós não convivemos diariamente com as pessoas. E tudo que aconteceu na oficina foi uma soma de ideias que deve gerar grandes frutos para a nossa comunidade” comentou.
A Oficina de Empreendedorismo é parte de um plano de relacionamento da Águia Fertilizantes com a comunidade de Lavras do Sul. O objetivo da atividade é permitir que as pessoas desenvolvam projetos com orientação e mentoria de uma equipe especializada em tirar ideias do papel e colocar em prática.
*Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
**Pitch é uma breve apresentação oral de um produto, ideia ou oportunidade de negócio que alguém faz diante de outros.