Search
Close this search box.

imprensa

Quer ficar por dentro das ações da Aguia?

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos e produtos.

Águia apresenta Projeto Fosfato para alunos do curso de Geologia da Unisinos

Alunos do penúltimo ano do curso de Geologia da Unisinos conheceram na sexta-feira (16) em Lavras do Sul, o Projeto Fosfato – Três Estradas. A pesquisa de campo fez parte da disciplina de Geologia Econômica, cujo escopo é estudar o modo de ocorrência em ambientes geológicos propícios de depósitos minerais. O grupo foi recebido pelo geólogo Lucas Galinari da empresa Águia Fertilizantes, gestora do projeto.

Durante a visita, cerca de 15 alunos e dois professores acompanharam o ritmo de trabalho dos geólogos de campo e projeto, além dos desafios e demandas enfrentados diariamente pela empresa para que o processo de mineração seja realizado de forma plena, transparente e responsável.

Para a professora coordenadora da visita, Lucy Takehara Chemale, a escolha da empresa para a visita foi devido as novidades apresentadas pelo Projeto Fosfato Três Estradas no contexto geológico. “Nosso Estado não possui uma tradição de minério e a descoberta da Águia é um divisor de águas tanto para o setor econômico do nosso Estado, quanto para a área de pesquisa. Como professora na área de geologia econômica o projeto só trará benefícios para o Rio Grande do Sul, é uma quebra de paradigmas e nosso Estado tem muito potencial”, disse Lucy.

A pesquisadora ressaltou que os alunos aprovaram a visita, visto que em campo o aprendizado torna-se muito mais fácil e didático. “Quando explicamos os modelos em sala de aula é completamente diferente, conhecemos em campo as características do minério pesquisadas pela empresa. A Águia apresenta ao Rio Grande do Sul uma nova linha de pesquisa no que diz respeito ao setor da mineração”.

Conforme o geólogo da Águia Fertilizantes, Lucas Galinari, foi uma honra acompanhar os professores e estudantes. “É importante para a empresa e particularmente para mim que já fui aluno apresentar o Projeto Fosfato. Fico muito feliz em ajudar e apoiar esse tipo de iniciativa, dialogando e realizando discussões técnicas e acadêmicas que enriquecem tanto eles quanto a nós”, ressaltando que a Águia está de portas abertas para acadêmicos, pesquisadores e demais interessados em conhecer o projeto.

O professor Farid Chemale Junior, destacou que a visita foi extremamente proveitosa, visto as peculiaridades e cuidado que a empresa está tendo em desenvolver o projeto. “Tivemos a oportunidade de conhecer um projeto completamente diferente para nós. Além da própria descoberta da jazida de fosfato que já é um fato inédito, o geólogo da empresa preparou muito bem a apresentação, para que os alunos compreendessem cada processo”, disse Chemale, ressaltando que o aprendizado foi valoroso tanto sobre a prospecção do depósito mineral, o volume deste depósito, além de algumas ideias sobre a parte financeira que envolve um projeto como o Três Estradas.

Um dos objetivos da visita foi apresentar como é realizado o aproveitamento mineral do carbonatito, a rocha hospedeira da mineralização de fosfato e da calcita como subproduto.

 

** Ao centro da foto, no chão, um afloramento do carbonatito.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Águia, Daiane Roldão da Silva

 

Leia Também