Search
Close this search box.

imprensa

Quer ficar por dentro das ações da Aguia?

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos e produtos.

Testes agronômicos com aplicação de fosfato natural em aveia apresentam resultados positivos

Fertilizantes naturais de aplicação direta do Projeto Fosfato Três Estradas (PFTE), de Lavras do Sul, Pampafos e Lavrato, apresentaram resultados de produtividade significativos na cultura de aveia, demonstrando alto potencial para substituição de fertilizantes químicos convencionais. Em setembro, testes em lavouras de arroz já haviam confirmado a eficiência dos produtos em desenvolvimento da Aguia Fertilizantes

A Aguia Fertilizantes começou o ano com o pé direito. Os resultados de testes agronômicos realizados na cultura de aveia, utilizando os fertilizantes naturais de aplicação direta do PFTE, Pampafos e Lavrato, demonstraram um desempenho bastante promissor. Os testes foram realizados em uma fazenda comercial localizada em Rio Grande e selecionada pela Tuch AgriBusiness, empresa distribuidora de fertilizantes e produtos agrícolas na Região Sul do Brasil. Além da parceria com a Tuch, os testes tiveram a supervisão da Integrar Gestão e Inovação Agropecuária. O desempenho positivo do Pampafos e do Lavrato na cultura de aveia é considerado muito relevante, já que o Rio Grande do Sul possui aproximadamente 270 mil hectares de campos de aveia cultivados anualmente.


Ensaios a Campo: A aveia foi semeada em uma área de planosolo no início de junho de 2021, e os fertilizantes foram aplicados a lanço no campo. O teste consistiu em cinco tratamentos numa área total de 5 hectares, com cada tratamento ocupando 1 hectare. Os tratamentos consistiram de Testemunha (sem P2O5), com dosagens distintas de P2O5 através da aplicação de Pampafos e Lavrato, e com a aplicação de um fertilizante fosfatado convencional, o Superfosfato Triplo (STP), de acordo com o manejo usual da fazenda. Além das fontes de fosfato, foi aplicada em todos os tratamentos uma dosagem igual de nitrogênio, cálcio e magnésio. A safra foi colhida em outubro de 2021.

Resultados obtidos: Os resultados da produtividade da aveia utilizando o Pampafos e Lavrato, na dosagem de 100kg/ha de P2O5, alcançaram, respectivamente, 92% e 93% da produtividade obtida com o Superfosfato Triplo (STP) na mesma dosagem. Esses resultados, obtidos em uma primeira aplicação das fontes naturais, reafirmam a eficiência dos fertilizantes naturais no fornecimento de fósforo às plantas. Além disso, atestaram também o alto potencial para a aplicação em campos de aveia e para substituir fertilizantes fosfatados convencionais e quimicamente processados.

Para o diretor executivo da Aguia, Dr. Fernando Tallarico, esses resultados reforçam que os produtos da empresa são fontes naturais de fosfato altamente eficientes e terão ampla aplicabilidade em uma variedade de culturas: “Os resultados são ainda mais expressivos, pois vêm do nosso primeiro teste realizado em parceria com a Tuch, que é a primeira distribuidora de fertilizantes a assinar com a Aguia para futuro fornecimento de Pampafos ao mercado do Rio Grande do Sul. A Aguia está estrategicamente posicionada para desempenhar um papel de liderança na construção de uma indústria agrícola mais eficiente e sustentável no Estado. Esperamos anunciar mais resultados com a continuidade dos testes agronômicos utilizando nossos produtos”, finalizou. 

De gaúcho para gaúcho 

A primeira e única empresa do Sul do Brasil a fabricar fosfato, será implantada em breve em Lavras do Sul, na Campanha Gaúcha. A Aguia Fertilizantes, por meio do Projeto Fosfato Três Estradas, instalará uma indústria onde o produto será 100% desenvolvido e fabricado no município. A instalação da unidade de produção deverá reduzir a dependência atual de importação desse insumo fundamental para a agricultura gaúcha. A empresa aguarda a liberação da Licença de Instalação por parte da Fepam.

Leia Também