imprensa

Quer ficar por dentro das ações da Aguia?

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos e produtos.

Águia Fertilizantes participa de Dia de Campo em Capivari do Sul

Desenvolvimento de testes do Fosfato das Três Estradas foram apresentados

Aconteceu na quinta-feira (06) o 2º Dia de Campo de Verão Integrar/Agrinova, quando cerca de 300 pessoas estiveram na estação experimental de Capivari do Sul para observar, além de outros experimentos, a aplicação dos fertilizantes naturais de fosfato das Três Estradas.

Os testes estão sendo realizados pela Integrar, empresa de Gestão e Inovação Agropecuária coordenada pelo pesquisador Dr. Felipe Carmona, e têm o objetivo de avaliar a eficiência agronômica do fertilizante proveniente do Projeto Fosfato Três Estradas. “Os experimentos com o fosfato das Três Estradas estão surpreendendo, aparentemente e visualmente as respostas tem sido bastante interessantes” destaca Carmona.

De acordo com o Gerente de Agronomia do Projeto Fosfato Três Estradas, Carlos Renato B. da Silva, o experimento está sendo realizado a campo com o cultivo de soja. “O experimento está sendo feito em um solo de várzea, bem drenado, com baixa fertilidade, em região com boa insolação e com controle de irrigação. A soja está em estágio de floração e já se pode observar parcialmente um bom resultado do uso do fosfato natural” comenta.

Para que um delineamento experimental seja correto, é preciso utilizar uma metodologia científica para avaliar os resultados. Foi pensando neste aspecto que a Estação Experimental de Capivari do Sul foi escolhida. “Faremos testes em rotação de culturas: iniciamos com a soja, no inverno teremos avaliação em pastagem de azevem e aveia e no próximo verão faremos no arroz irrigado. São praticamente 18 meses de aplicação para termos os resultados completos” afirma o agrônomo.

A estação experimental suporta também que testes com outros tipos de solos sejam feitos. “Traremos o solo de outros locais e eles podem realizar avaliações. Porém, também iremos fazer experimentos aqui na região. Lavras do Sul tem uma grande complexidade de solos, por esse motivo, precisaremos de outras verificações”.

De acordo com Carlos Renato, em continuidade serão feitos experimentos na região de entorno do Projeto Fosfato, incluindo áreas demonstrativas com produtores locais.

Leia Também