imprensa

Quer ficar por dentro das ações da Aguia?

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos e produtos.

Arqueologika realiza oficina educativa em Lavras do Sul

A Arqueologika Consultoria em Arqueologia e Negócios Socioculturais, realizou em maio (18) deste ano, a “Oficina da Memória: Diálogos com Educadores”. A atividade faz parte da etapa de Educação Patrimonial do Projeto Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico – PAIA referente ao projeto Fosfato, da Águia Fertilizantes, em Lavras do Sul.

O encontro teve como objetivo explicar as metodologias utilizadas no trabalho de pesquisa arqueológica, destacando sua importância no contexto do licenciamento ambiental. A equipe de educação patrimonial da Arqueologika desenvolveu a atividade voltada à comunidade escolar lavrense e, também, aos funcionários da Águia.

Do setor público, considerando seu potencial multiplicador, participou a Secretária Municipal de Educação de Lavras do Sul, Ana Munhoz, além de alunos das escolas Padre José Ferreira Marques (localidade Meia Lua), Odessa Petrarca (vila de Ibaré), Antônio José Antunes (localidade Três Vendas) e Instituto Estadual Dr.Bulcão.

As atividades visaram mapear e fomentar iniciativas de preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, dando ênfase ao patrimônio arqueológico local. Os técnicos da consultoria explicaram, por exemplo, como é possível mapear a história das cidades brasileiras por meio de objetos antigos às vezes encontrados na terra, pátio ou lugares públicos e que os objetos remontam à história das comunidades.

Para a gestora ambiental da Águia Fertilizantes, Lucélia Carneiro, a atividade foi de fundamental importância. “É necessário que todos compreendam que o papel da Águia em Lavras do Sul não é voltado somente para a extração do fosfato, mas também para o cuidado ambiental e patrimonial. Estamos localizados em uma região muito rica, e conhecer o patrimônio arqueológico local e suas potencialidades é obrigação de todos nós”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação projeto Fosfato

Jornalista responsável: Daiane Roldão da Silva

Leia Também