O geólogo Alfredo Rossetto Nunes, gerente de exploração do Projeto Fosfato Três Estradas, apresentou, na última quinta-feira (03), a palestra “Projeto Fosfato: da descoberta ao estudo de viabilidade”, na segunda edição do Simpósio Sul Brasileiro de Mineração, Metalurgia & Exploração (SISBRAMME) – edição 2018, na UFRGS, em Porto Alegre.
Para uma plateia de cerca de 100 pessoas, entre estudantes, interessados e profissionais da área, Alfredo explanou sobre o trabalho de geologia desenvolvido para o futuro empreendimento, falou sobre as melhorias que o projeto traz, tais como reuso de água e maior tempo de duração da mina, e encerrou falando do compromisso da empresa com os interesses da região.
“Como geólogo em atuação há 30 anos, tenho grande orgulho em participar de um projeto que poderá contribuir com a agricultura gaúcha. Acredito que o Rio Grande do Sul tem vocação para a mineração e um projeto como este, que está em desenvolvimento em Lavras do Sul, poderá aliar duas forças econômicas do Estado: o agrobusiness e a mineração” falou Nunes.
O SISBRAMME é um evento organizado por grupos estudantis vinculados respectivamente à SME (Society for Mining, Metallurgy & Exploration), à SEG (Society of Economic Geologist) e à ISEE (International Society of Explosives Engineers), e neste ano teve o tema “Indústrias de Base”, que tem o objetivo de reunir trabalhos, palestras e minicursos relacionados às áreas de mineração.
A empresa Águia Fertilizantes acredita na importância da aproximação das empresas e projetos em curso no país com a universidade, possibilitando a qualificação de estudantes e a atualização de profissionais da área.